segunda-feira, 11 de junho de 2012

Teia 2012



A secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg , participou na sexta-feira e sábado (1º e 2 de junho), em Vitória(ES) da edição 2012 da Teia Cultural que a cada ano é realizada em um estado.

A Teia-ES, que aconteceu no Centro de Treinamento Dom João Batista, teve como objetivo integrar e consolidar a Rede dos Pontos de Cultura – ES. O encontro, que reuniu representantes e integrantes dos Pontos, Pontões e Pontinhos de Cultura e Pontos de Leitura discutiu ainda diretrizes para o fortalecimento e dinamização da rede.

Além de marcar presença na abertura do evento, a secretária falou sobre o Cultura Viva, fazendo um balanço sobre o Programa que, desde a sua criação em 2004, já investiu R$ 446 milhões nos 3.703 pontos de Cultura existentes em todo o país.

A Secretária aproveitou para conhecer os Pontos de Cultura que no Estado somam 52, incluindo os Pontos de Leitura. “A cultura que pode ser vista nos Pontos é muito forte. O Ponto de Cultura é importante principalmente para os jovens pelo contato cultural que proporciona”.

Márcia Rollemberg fez ainda uma reunião com os Secretários Estadual e Municipal de Cultura, respectivamente, José Paulo Viçosi e Alcione Alvarenga. Do encontro também participaram os gestores culturais. Dentre os assuntos tratados na reunião estavam a adesão do Espírito Santo aderiu ao Sistema Nacional de Cultura que aconteceu no mês de maio de 2012.

A coordenadora-geral de Gestão dos Pontos de Cultura da SCDC, Magali Guedes, também esteve presente na Teia-Es. Em sua participação, ela falou sobre a importância da gestão e da prestação de contas dos Pontos de Cultura.


Atrações Culturais

A Teia Cultural teve, além dos debates sobre a rede de Pontos de Cultura, várias atrações culturais que se apresentaram durante os dois dias do evento. Dentre as atrações que se destacaram estavam o Congo Mirim da Ilha, a capoeira do Ponto de Cultura Ginga da Paz e a Escola de Samba Piedade, além da Folia dos Reis e da Dança Africana da Vila Pavão.


(Redação: Heli Espíndola, com informações da Secult/ES)


Reprodução:http://www.cultura.gov.br/culturaviva

Nenhum comentário:

Postar um comentário